Make your own free website on Tripod.com

Socialismo



"O primeiro sentido da palavra socialismo é uma reação conta o individualiso. Mais do que deixar ao indivíduo a toda a liberdade, o socialismo subordina ao interesse e às necessidades do grupo social.A ênfase é deslocada do indivíduo para a sociedade.( Rémond, René - O Século XIX- Ed.Cultrix.p116)



Socilalismo Utopico
Socilalismo Cientifico


Socialismo Utópico

** A base não repousa numa análise mais real da sociedade. Formado por teorias muitas vezes, sem o estudo das condições real da sociedade. Baseada no sentimentalismo dos pensadores. Nunca poderiam ser aplicadas na realidade.



Socialistas Utópicos - Principais Obras

Thomas Morus - Utopia
Erasmo de Roterdã - Elogio da Loucura
Roger Bacon - Nova Atlântida

Suas idéias mais tarde foram desenvolvidas pelos socialistas.



* Henri de Sant-Simon-
Abriu mão de seus títulos aristocráticos, Sant-Simon propôs em Cartas de um habitante de Genebra a formação de uma sociedade classes nem a exploração do homem pelo homem
* Robert Owen-
Embora capitalista, preocupo-se muito com as condições dos operários, chegandoa construir escolas, reduzir a jornada de trabalho para 10 horas e dar a seus empregados participação nos lucros. Sua atuação fez com que Owen fosse obrigado a fugir para os EUA onde fundou a cidade de New Harmony.
Disse:"O objetivo primordial e necessário de toda a existência deve ser a felicidade, mas a felicidade não pode ser obtida individualmente; é inútil esperar-se pela felicidade isolada; todos devemos compartilhar dela ou então a minoria nunca será capaz de gozá-la".

* Charles Fourier-


Socialismo Ciêntifico ( Marxista).

** Caracterizado por um profundo estudo da sociedade. Tem como meta principal substituir a propriedade privada pela sociedade comunitaria.


Karl Marx - Friedrich Engels


Marx e Engels trabalharam juntos durante muito tempo.
Marx - publicou, O capital, causou grande impacto na sociedade.
Engels - Autor de A origem da família, da propriedade privada e do estado.


Marx e Engels publicaram o Manifesto Comunista- Fizeram um interpretação socieconômica da história(materialismo histórico).
Citação:"Prolétarios de todos os países uni-vos!".


Para Marx o socialismo é uma fase de transição ente o capitalismo e o comunismo.

Capitalismo - Socialismo - Comunismo